sexta-feira, 5 de maio de 2017

Santa Hildegarda de Bingen (séc XII) - Citações





Ó, Tu que estás sempre dando vida a toda a vida, movendo todas as criaturas, raiz de todas as coisas, que estás lavando-as, limpando os seus erros, curando suas feridas, Tu és a nossa verdadeira vida, luminosa, maravilhosa, despertando o coração de seu antigo sono.

Com minha boca, Deus diz: "beijo minha própria criação escolhida. Eu, de maneira única e amorosa, abarco todas as imagens que criei do barro da terra. Com um espírito fogoso transformo-lhe em um corpo para servir a todo o mundo."

Pessoas de bem, mais real verdade verdejante, enraizados no sol, vocês brilham com uma luz radiante.

A Humanidade, cheia de possibilidades criativas, é o trabalho de Deus. Apenas a humanidade é chamada para ajudar a Deus. A humanidade é chamada para co-criar. Com a ajuda da natureza, a humanidade pode dispor na criação tudo que é necessário e sustentador da vida.

Deus arranjou todas as coisas no mundo em consideração á todo o resto.

O mistério de Deus abraça você nos seus braços de abrangência total

A terra é ao mesmo tempo mãe, Ela é mãe de tudo o que é natural, mãe de tudo o que é humano. Ela é mãe de todos, porque contidas nela estão as sementes de todas as coisas. A terra da espécie humana contém toda a humidade, todo o frescor, todo o poder de germinação. É de muitas maneiras frutífera. Toda a criação vem dela. No entanto, ela constitui não só as matérias-primas básicas para a humanidade, mas também a substância da encarnação do filho de Deus.

A alma é um sopro do espírito vivente, que com excelente sensibilidade, permeia todo o corpo para lhe dar vida. Da mesma forma, o sopro do ar torna a terra fecunda. Assim, o ar é a alma da terra, humedecendo-a, tornando-a mais verde

Eu sou a vida ardente da essência de Deus; Eu sou a chama sobre a beleza nos campos; Eu brilho nas águas; Eu queimo no sol, na lua e nas estrelas. E com o vento arejado, eu avivo todas as coisas vitalmente através de uma vida invisível que tudo sustenta.

Toda criatura é um espelho cintilante e reluzente da Divindade.

Não seja negligente em celebrar. Não fique preguiçoso no serviço festivo de Deus. Seja incandescente com entusiasmo. Sejamos uma oferenda viva e ardente diante do altar de Deus.

Havia um rei sentado em seu trono. Ao redor dele estavam grandes e belas colunas maravilhosamente ornadas com marfim, carregando as bandeiras do rei com grande honra. Então agradou ao rei levantar uma pequena pena do chão, e ele ordenou que ela voasse. A pena voava, não por causa de nada em si mesma, mas porque o ar a soprava. Assim sou eu, uma pena no sopro de Deus.

As maravilhas de Deus não são produzidas por nós mesmos. Em vez disso, é mais como um acorde, um som que é tocado. O tom não sai do acorde por si mesmo, mas sim através do toque do músico. Eu sou, naturalmente, a lira e a harpa da bondade de Deus.

A Palavra é o viver, o ser, o espírito, todas verdades verdejantes, toda criatividade. Esta Palavra se manifesta em cada criatura.

Tudo o que está nos céus, na terra e debaixo da terra é penetrado com conexão, penetrado de parentesco.

Espírito Santo, a vida que dá vida: Você é a causa de todo movimento. Você é o sopro de todas as criaturas. Você é o bálsamo que purifica nossas almas. Você é a pomada que cura nossas feridas. Você é o fogo que aquece nossos corações. Você é a luz que guia nossos pés. Que todo o mundo Louve a Ti.

Atreva-se a declarar quem você é. Não é longe das margens do silêncio até os limites do discurso. O caminho não é longo, mas o caminho é profundo. Você não deve apenas andar lá, você deve estar preparado para saltar.