terça-feira, 9 de novembro de 2010

Siddharameshwar Maharaj - Conhecimento de Brahman


"Quando a convicção se enraíza firmemente na verdade, através do caminho do conhecimento, obtém-se grandeza. Então, é preciso tomar cuidado para que o estado de Realidade (de Unidade) não seja nunca perturbado". (Samartha Ramdas Maharaj - Dasabodh, Capítulo 10, Seção 7, versículo 14).

Na verdade, tudo é Brahman (a Realidade). O nome e a forma são falsos. Os muitos seres, casas, etc, que são vistos, são transitórios. O ar, o fogo, a água, etc, estão aqui por causa da consciência, a força da vida. Surgem da terra e, finalmente, retornam à terra. Tudo é criado a partir dos cinco elementos, e, eventualmente, tudo se dissolve neles. A consciência é ar. A água também é a consciência. O fogo e a terra são criados da consciência ou da força da vida. A Terra está se movendo numa velocidade de milhares de quilometros por minuto. A Consciência é tudo. “Sarvam Khalvidam Brahman" tudo é Brahman (uma das quatro declarações dos Vedas). Se estiver faltando um dos cinco elementos, nenhum homem pode viver. Os cinco elementos e a consciência. Portanto, são necessários seis para fazer essa máquina (o corpo) funcionar. Este é um pacote de seis ingredientes. Quem é então este "eu" que veio a ser o sétimo? Seu nome é ignorância, conceito, Maya, Ilusão. Maya ou Ilusão significa que tudo é falso. Aquilo que não é, tem de ser falso. Uma vez que isso é compreendido, a dualidade desaparece. O não-dual é Brahman (o Ser). "Existe apenas Um, não há nenhum outro", portanto, Paramatma (o Ser Supremo) é um todo e sem a Sua presença não pode haver nenhum objeto. Tudo é Brahman. Se houvesse qualquer outro princípio além dele, Deus seria imperfeito. E o imperfeito é perecível. Aquele que é imperfeito não é o Senhor. O Senhor do mundo é um apenas Um. "Você" não é ninguém. Sentir que você é alguém, é ilusão, ignorância. Se você não é, nada mais é. Estes são os templos feitos de ossos e carne, e o que reside dentro é Deus. Aquele que compreendeu que não existe nada além do Um é um jnani (uma pessoa realizada). Perceber um objeto como algo diferente do que ele é realmente, conduz a um conceito falso desse objeto. Quando somos Brahman (o Ser), entendermo-nos como Jiva (o corpo grosseiro), é, portanto, um conceito falso. Porque o conhecimento nos escapa? Porque estamos convencidos de que é impossível. Se o Guru diz: "Você é Brahman", "Você é Aquilo", a primeira coisa que ocorre é uma dúvida. "Se sou um homem, como posso ser Brahman e como é possível que tudo seja Brahman?" Maya em si é falsa, portanto, o que diz: "Eu estou falando a verdade", também é falso . Só fala a verdade o que diz: "Há somente um sem um segundo." Aquele que é sem dúvidas e sem conceitos é um Yogi (a pessoa realizada). Apenas ele conheceu o Ser porque ele entende que não há nada mais além do Um (da não-dualidade). Quando a pessoa tem uma convicção firme assim, torna-se livre de todos os pecados. Quando dessa forma torna-se o Senhor, torna-se onipotente. Aquele que tem Brahmajnana (conhecimento do Ser) vê a esposa, a casa, o mundo, etc. como Brahman, uma vez que nenhum objeto pode existir sem Brahman. Só uma pessoa assim compreendeu verdadeiramente as Escrituras e é o destinatário da graça do Mestre. Quanto maiores são suas dúvidas e conceitos, mais você se afasta da Realidade. Se você não se livrar da crença de que é impossível se livrar da dúvida, você vai trabalhar negligentemente. Brahmavidya (o conhecimento do Ser) é o conhecimento de si mesmo, de sua própria natureza, sem dúvida nenhuma. O estudo ou a prática são para livrar-se da convicção da impossibilidade de tornar-se livre de todas as dúvidas e atingir o Conhecimento. Quando você estiver convencido da verdade, os sermões do Mestre terão dado frutos. "Quando a convicção fica firme, você obtém Grandeza através do Conhecimento." Alcançamos o conhecimento de que somos Deus.

Tudo é Brahman (a realidade) e só essa é a nossa verdadeira natureza. O mundo é nosso próprio Ser. Toda a alegria ou felicidade no mundo é para Ele, tudo o que Ele diz acontece, porque Ele é Deus. Por que Rama e Krishna são considerados deuses? Por que eles não viram nada no mundo exceto o próprio Ser deles. Apenas aquele que conhece sua própria natureza verdadeira torna-se Deus. Todos os seres são apenas um. Esta unidade é pré-requisito para o estado Divino. A razão para o estado de jiva (a consciência limitada) é a sensação de que 'eu sou o corpo ". Não há nenhum outro objeto além do Um. Essa é a própria razão de que haja a Divindade. De acordo com como é a sua fé, é o seu Deus. Quando você compra uma vaca, seu leite, urina e fezes vêm junto com ela. Da mesma forma, a glória do sucesso, prosperidade, coragem, etc, todos emergem com o conhecimento de seu Ser. O corpo da pessoa Realizada é o universo todo.
Os corpos grosseiro e sutil são criação sua. Quando torna-se jiva (o corpo grosseiro), devido à identificação com o corpo, você torna-se limitado. Quando torna-se Shiva (o Ser), você tornar-se vasto, permeiando tudo.
Não é necessário buscar a felicidade, ela simplesmente o acompanha. Quando há apenas Um, o mundo inteiro existe apenas para Seu serviço. Como Deus no templo veio a ser chamado de Deus? A resposta é que ele compreendeu que toda a manifestação é a Sua forma. Com isso vieram todas as oferendas. Ele torna-se a encarnação de Deus quando ele obtém o conhecimento de que este mundo inteiro é Meu, Eu estou em todo lugar. Brahmavidya (Conhecimento do Ser) transforma o Jiva em Shiva. Aquele que tem o Conhecimento do Ser é Deus encarnado. Krishna diz: "Qualquer que seja a raça, o credo ou o sexo, qualquer que seja o conhecimento estabelecido no corpo, nascimento após nascimento eu sirvo os discípulos Daquele Realizado."
No kali Avatara (a décima e última encarnação do Senhor Vishnu), torno-me o próprio "Conhecimento" e apenas eu espalho a mensagem através do Conhecimento. É isso que vim para dizer a vocês. Agora lhes dei o Conhecimento supremo. Este é o Conhecimento de Brahman (o Ser). Conduza-se em conformidade com esse Conhecimento, você é Paramatman (o Ser Supremo). Se alguém está com a língua doente, não pode saborear a manga. Os Japas (a repetição de mantras) ou as austeridades e recursos desse tipo não são requeridos. Se o tecido está limpo não é necessário sabão.
Ele é o próprio Deus, então como pode purificar-se? Sua adoração consiste em saber que Ele está sempre presente, eterno. Depois, há a felicidade (Diwali) onde Ele esteja. O poder do Mestre é maior do que o destino.
Depois que torna-se Deus, o pecado ou a virtude não têm nenhum poder sobre você.
Um rei é ainda rei, mesmo se não se sentar no seu trono. Da mesma forma, o Senhor dos Deuses é o mais alto em qualquer situação, não há nada auspicioso ou infeliz para Ele. Este mundo é criado para o prazer Dele. Por exemplo, quando construímos uma casa, é para nosso próprio prazer. Porque Ele criou o mundo, ele não está sob nenhuma lei, tem completa liberdade. Quando o mundo é criado desse Senhor, ele existe para Ele. Toda a felicidade é para Shiva (o Ser) e toda a miséria é para o Jiva (aquele que está identificado com o corpo). Ninguém pode se aproximar do Senhor. O Senhor cria a graça por onde quer que Ele vá. A convicção de que você é um jiva cria miséria. A convicção de que você é o Senhor cria graça. Onde quer que o Senhor Krishna esteja presente, a vitória está assegurada. O que pode fazer este mundo dos objetos? Todo o universo, todos os Deuses estão a serviço deste Senhor. Toda a glória é para este Senhor. Mas a medida de sua fé determina o resultado. Se eu sou o Senhor tudo o que eu faço está correto. Contanto que o rei esteja no seu lugar, o governo continua automaticamente. Não esqueça de Si mesmo (do seu Ser). Não desça de posição, "Eu sou o Senhor, tudo isso funciona por meu poder." Mas, na ausência de fé, tudo é inútil. Deus criou este mundo? Existe uma lei sem o Senhor? Não há nenhuma lei para aquele que está além de todas as leis. Nem há qualquer aprisionamento. Tudo o que Ele diz, acontece. Quanto mais você nutrir a convicção de que você é o Ser, mais poderoso você se tornará. Deve-se sempre ter fé implícita no Mestre, no Si mesmo (Ser). Então, está automaticamente livre. Aqui há dois poderes. O mestre é o pai e o discípulo o filho. Quando eles se tornam um, eles tornam-se maiores do que o universo inteiro. Depois de compreender o conhecimento do Ser, se a pessoa adora o Mestre, então ela é maior do que a pessoa da mais alta realização.
Minhas palavras serão tão úteis quanto a árvore de todos os desejos. Aqueles discípulos do Mestre que absorvem meus ensinamentos como néctar, o Destino irá garantir seu bem-estar.
Sobre eles o destino outorgará auspicioso. Quando o oceano (de conhecimento) é agitado, o néctar alcança somente os verdadeiros discípulos do Mestre (ou seja, aqueles que têm fé completa e incondicional nele). Esse conhecimento só pode dar frutos para aqueles que são fiéis, que são devotos dedicados do Mestre.