segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sri Ramakrishna - Conserve sua mente fixa em Deus


Ramakrishna: Eu vi que Ele e aquele que mora no meu coração são uma e a mesma Pessoa.
Narendra: Sim, sim! “Soham” - Eu sou Ele
R: Apenas uma linha divide os dois para que eu possa desfrutar da divina bem-aventurança.
N: As grandes almas, mesmo depois de sua própria libertação, mantêm o ego e experimentam o prazer e a dor do corpo, a fim de ajudar os outros a alcançarem a libertação.
Podemos usar a analogia do trabalho do operário. Nós fazemos o trabalho de operários por compulsão, mas as grandes almas o fazem pelo desejo de doar.
R: O telhado é claramente visível, mas é muito, muito difícil de alcançar. Mas se alguém que já chegou jogar uma corda, poderá fazer a outra pessoa subir.
Uma vez um sadhu de Hrishikesh veio a Dakshineswar e me disse: Que assombro! Há os cinco tipos de samadhi expressos em você.
Assim como um macaco sobe numa árvore e pula de um galho para outro, também Mahavayu, a Grande Energia, levanta-se no corpo saltando de um centro para o outro e a pessoa entrada em samadhi. Ela sente a Grande Energia que se ergue como se fosse o movimento de um macaco. Como um peixe nada na água e desliza com muita felicidade, Mahavayu vai subindo pelo corpo e a pessoa entra em samadhi. Ela sente a Grande Energia se elevando como se fosse o movimento de um peixe. Como um pássaro que pula de um galho para outro, Mahavayu sobe pela árvore do corpo, ora num galho e ora num outro. A pessoa sente a ascensão da Grande Energia como o movimento de um pássaro. Como o lento caminhar de uma formiga, Mahavayu eleva-se de um centro a outro. Quando alcança o Sahasrara, a pessoa entra em samadhi. Ela sente a Grande Energia que se eleva, como se fosse o movimento de uma formiga.
Como o rastejar de uma serpente, Mahavayu rasteja ao longo da coluna até o Sahasrara e a pessoa entra em samadhi. Sente como a subida da Grande Energia, como o movimento de uma cobra.
N: Buda não conseguia expressar em palavras o que tinha visto através de Tapasya. É por isso que algumas pessoas diziam que ele era um ateu.
R: Por que ateu? Ele não era um ateu. Apenas ele não podia colocar em palavras as suas experiências interiores. Você sabe o que significa "Buda"? Significa tornar-se um com Bodha, a Inteligência Pura, ao meditar sobre Aquilo que é da natureza da Pura Inteligência; é tornar-se a própria Pura inteligência.
N: Sim, senhor. Existem três tipos de Budas: Buda, Arhat e Bodhisattva.
R: Isso também é um jogo de Deus, um outro lila de Deus.
Por que alguém chamaria Buda de ateu? Quando a pessoa se compenetra em Swarupa, a verdadeira natureza do próprio Ser, ela atinge um estado que é algo entre asti e esy nasti - onde o mundo dos fenômenos existe e não existe ao mesmo tempo.
N: É um estado em que as contradições são descobertas. A combinação do hidrogênio e oxigênio produz água fria, e o mesmo hidrogênio e oxigênio são usados em uma tocha de oxi-hidrogênio.
Neste estado, a atividade e a inatividade são possíveis, ou seja, nesse estado a pessoa age de forma altruísta.
As pessoas comuns, absortas nos objetos dos sentidos, dizem que todas as coisas existem – asti. Mas os Mayavadis consideram o mundo como irreal, dizem não existe nada. A experiência de um Buda está além de "existência" e de 'não-existência'.
R: "Existência” e "não-existência" são atributos de Prakriti. A Realidade está além de ambos.
Krishna não é nada além do que Sat-chit-ananda (a existência, a consciência e a graça), Bhraman Invisível. As águas do oceano parecem azuis de longe, ao nos aproximarmos dela descobrimos que é incolor. Aquele que está dotado com atributos é também sem atributos. O absoluto e o relativo pertencem à mesma Realidade.
Por que Krishna é tribhanga, dividido em três partes? Por causa de seu amor por Radha.
Aquele que é Brahman também é Kali, adiashakti, que cria, preserva e destrói o universo. Aquele que é Krishna é o mesmo que Kali. A raiz é uma, tudo isso é Sua diversão e jogo.
Deus pode ser visto através da mente pura e da inteligência pura. Por causa da luxúria e da cobiça a mente torna-se impura.
A mente é tudo. É como um lençol branco que acabou de chegar da lavanderia. Ela assume a cor que for tingida. O conhecimento é da mente e a ignorância também é da mente. Quando é dito que uma determinada pessoa tornou-se impura, significa que a impureza tingiu sua mente.
A pessoa não precisa ter medo do mundo após a obtenção da visão de Deus. Vidya e Avidya (conhecimento e ignorância) existem em Sua Maya, mas a pessoa torna-se indiferente a elas depois de Realizar a Deus. Ela compreende perfeitamente após ter atingido o estado de um Paramahamsa.



Pergunta: Como deveríamos viver no mundo?
Ramakrishna: Cumpra todos os seus deveres mas mantenha sua mente fixa em Deus. Viva com todos - esposa, filhos, pai, mãe – e sirva-os. Trate-os como seus bem amados, mas saiba do fundo de seu coração que eles não lhe pertencem.
Uma empregada na casa de um homem abastado realiza todos os afazeres domésticos, porém seus pensamentos estão fixados em seu próprio lar em sua aldeia natal. Ela cria os filhos do patrão como se fossem dela. Ela até fala deles dizendo “meu Rama” “minha Hari”. Mas intimamente ela sabe muito bem que eles não lhe pertencem de modo algum.
A tartaruga se move por toda parte na água, mas você imagina onde estão os pensamentos dela? Lá na praia onde estão seus ovos. Cumpra com todos os seus deveres no mundo mas conserve sua mente fixa em Deus.
Se entrar no mundo sem primeiro haver cultivado o amor a Deus, você se encontrará cada vez mais enredado. Você vai sentir-se oprimido por seus perigos, aflições e pesares e quanto mais pensar nas coisas mundanas, mais apegado a elas você ficará.
Primeiro é necessário esfregar suas mãos com azeite e só então abrir a jaca, caso contrário, seu leite pegajoso grudará em sua mão. Consegue primeiro o azeite do amor divino e em seguida ponha suas mãos nos deveres do mundo.
Mas para alcançar esse amor divino você tem de se retirar em solidão. Para obter manteiga do leite, você tem que deixá-la decantar numa vasilha num lugar isolado, se você agitá-la, o leite não irá coalhar. Assim, você deve deixar de lado todos os outros deveres e sentar-se tranquilo para bater a coalhada. Só então obterá a manteiga.
Depois, meditando em Deus em solidão, a mente adquire conhecimento, desapego e devoção. Porém esta mesma mente descende se reside no mundo. No mundo a só um pensamento: mulher e ouro (luxúria e cobiça). O mundo é água e a mente o leite. Se verter leite dentro da água, eles se unirão, você não conseguirá encontrar o leite puro. Entretanto, é necessário coalhar o leite e batê-lo até convertê-lo em manteiga. Então, quando essa manteiga for colocada na água, ela flutuará. Portanto, pratique a disciplina.
P: Sim, senhor. Acabo de ler um texto em sânscrito intitulado: “Prahdha Chandrodaia”. Fala a respeito do discernimento.
R: Sim, discernimento sobre os objetos. Considere, por exemplo, o que há no dinheiro ou em um corpo belo? Com discernimento você perceberá que até mesmo o corpo de uma mulher bela consiste de ossos, carne, gordura e outros elementos desagradáveis. Por que haveria um homem de abandonar a Deus e dirigir sua atenção a coisas desse tipo? Por que haveria de esquecer de Deus por causa delas?
P: É possível ver a Deus?
R: Sim, seguramente. Vivendo em solidão de vez em quando, repetido o nome de Deus, cantando Suas glórias e discernindo entre o real e o irreal – esses são os meios de utilizados para Vê-Lo.
P: Sob que condição vemos a Deus?
R: Clama ao Senhor com um coração intensamente ardente e seguro que você O verá. As pessoas vertem uma jarra de lágrimas por suas famílias e pelos assuntos mundanos. Nadam em lágrimas por causa de dinheiro. Mas quem chora por Deus? Chame-O com um clamor verdadeiro.



Clama a tua Mãe Shyama com um clamor verdadeiro, ó mente minha!
E como Ela poderá evitar-lhe?
Como pode Shyama não aparecer?
Como pode sua mãe Kali manter-se distante?
Ó mente minha, se você tem fervor, leva para Ela uma oferenda de flores e folhas de hibisco;
Ponha sua oferenda a Seus pés e mistura com ela a pasta perfumada de sândalo do Amor.


O anseio é como a aurora cor de rosa. Após o amanhecer o sol nasce. O anseio é seguido pela visão de Deus.
Deus se revela ao devoto que se sente atraído por Ele com uma força combinada dessas três atrações: a atração que um homem sente pelas posses materiais, a atração de uma mãe por seu filho e a atração de uma mulher casta por seu marido. Se alguém se sente atraído por Ele com uma força comparada à força combinada dessas três atrações, através disso poderá alcançá-Lo.
Em outras palavras, é necessário amar a Deus como uma mãe ama seu filho, como a mulher casta o ama seu marido e um homem mundano ama as riquezas. Junte essas três forças no amor, esses três poderes de atração e entregue-os todos a Deus. Então, certamente você O verá.
Nós precisamos rogar com um coração ardente. O gatinho só sabe chamar sua mãe miando: "Miau, miau!". Ele fica satisfeito em qualquer lugar que sua mãe o coloca. Às vezes a gata pode colocá-lo na cozinha, às vezes no chão e às vezes numa cama. Quando está sofrendo sozinho ele grita: "miau, miau!" Isso é tudo o que ele sabe. Mas quando a mãe ouve este grito, onde quer que seja, ela vem ao seu gatinho.

É muito difícil cumprir com seus deveres no mundo. Se a pessoa gira rápido de mais, fica tonta e desmaia, mas não há tal temor se ela faz isso amarrada a um poste. Cumpra com seus deveres mas não esqueça de Deus. Você poderia perguntar: “Se a vida no mundo é tão difícil, então qual é o caminho?” O caminho é a constante prática.
Em Kamarpukur vi as mulheres das famílias de carpinteiros processarem o arroz na máquina de descascar. Elas estão sempre temerosas que o triturador esmague seus dedos e ao mesmo tempo elas amamentam seus filhos e fazem negócios com os clientes. Uma mulher imoral cumpre seus deveres em casa, mas sua mente o tempo todo permanece em seu amante.
Mas a pessoa necessita de disciplina espiritual para obter tal estado mental, temos de rogar a Deus em solidão de vez em quando. Você pode executar as tarefas mundanas após para conseguir o amor de Deus.
Por que não seria possível levar uma vida espiritual no mundo? Mas é extremamente difícil. Para vir aqui cruzei a ponte de Baghbazar, com quantas correntes ela está sendo sustentada! Nada vai acontecer se uma delas for cortada porque há muitas outras que a manterão firme no lugar. Da mesma forma, há muitos laços em um homem mundano, não há maneira de se livrar de todos eles, exceto pela graça de Deus.

São heróis na verdade, aqueles que podem lembrar de Deus no meio de suas atividade mundanas. São como aqueles que se esforçam para realizar a Deus enquanto carregam pesadas cargas sobre suas cabeças. Tais homens são realmente heróis. Podemos dizer que isso é extremamente difícil. Mas há algo que não possa ser feito, por mais difícil que seja, com a graça de Deus? Sua graça torna possível até o impossível. Se colocamos uma lâmpada num quarto que tem permanecido às escuras durante mil anos, isso ilumina o quarto pouco a pouco? O quarto é iluminado por completo de imediato.