sábado, 30 de janeiro de 2010

Nisargadatta Maharaj - Mumbai, 10 de janeiro de 1981


Visitante: A consciência opera através da mente?


Maharaj: Tudo acontece na consciência. Eu abandonei minha identidade independente um longo tempo atrás, não há a questão de uma entidade independente, todas as coisas são apenas uma aparência na consciência.

Assim como em qualquer pedaço de tecido o elemento principal é a linha, também em qualquer aparência a essência é a consciência. Isso deve ser percebido profundamente e não pode ocorrer enquanto há a identificação com o corpo. Enquanto a identificação estiver lá você pensará em beneficiar apenas esta pseudo-personalidade.

O universo todo está vivo enquanto você tem essa consciência, uma vez que ela estiver acabada para você, não haverá nada. Entenda, há uma diferença entre alguém que fala a partir do aprendizado de livros e de alguém que fala por experiência.

Um Jnani identifica-se com a consciência universal e assim há uma adaptação perfeita a todas as coisas em todo lugar. Apenas o processo de testemunhar está acontecendo. Este aparato psicossomático está lá tanto para o Jnani quanto para o ignorante, mas o ignorante que identifica-se com o corpo está feliz ou infeliz conforme a situação muda. O Jnani apenas testemunha, ele não está individualmente preocupado com o que acontece.

Eu repito de novo e de novo, por favor, escute: entenda o que é isso por causa do qual nós nos sentimos vivos, entenda a natureza disso, entenda o gosto disso e então a identificação com o corpo irá embora.

Esse Atman Prem (Amor do Ser/Auto-Amor), esse sentido de ser, surgiu sem nenhum esforço da sua parte. Qual é a natureza dele, o gosto dele, o que é ele? Isso você deve descobrir.

Fixe a sua identidade firmemente nesse sentido de ser, não dê a ele membros, formato ou forma, pois uma vez que você dê forma a ele você o limita.

Entenda esta energia que está por trás de toda a manifestação do universo.

Você faz muitas perguntas, você procura pelas respostas em livros e palavras, e não na experiência intuitiva. Isso não é conhecimento. O Conhecimento brota da consciência sem esforço, por si próprio.

Muitos nomes têm sido dados a essa energia que é a fonte de toda a manifestação. As pessoas oram para esses nomes e formas, elas não oram para esse sentido de ser, essa substância, que esses nomes representam. Ore para esse sentido de ser apenas.

Do mesmo modo que não há separação entre dois amigos genuínos, assim como um amigo genuíno sabe as necessidades do outro sem falar, se importa com ele e faz isso espontaneamente, também você deveria desenvolver tal amizade profunda com essa substância, não com a atitude de pedir favores, mas como um amigo procurando um amigo. Seja um com o conhecimento “eu sou”, a fonte da senciência, o próprio sentido de ser (sentido de existência).

As pessoas pensam e falam sobre tudo mais exceto a respeito dessa coisa básica que eu falo para elas. Elas estão interessadas em milagres científicos, fazem da ciência um Deus, elas se preocupam com essas formas que já estão manifestas. Elas não estão interessadas no milagre original - este corpo e sua força de vida.

Nós ignoramos este milagre. Se não há consciência não há Deus. A existência e a essência de Deus estão ambas nesta consciência, e, portanto, neste corpo.

Como estes templos e igrejas apareceram? Por causa da inspiração da consciência dentro do corpo. A consciência é a semente de Brahman, Deus, de tudo, os eventos apenas acontecem e manifestam-se quando a consciência está lá, e a consciência está no corpo.

Nada que eu diga irá beneficiar você neste mundo, eu apenas falo o que você é. Se você está buscando esse tipo de paz que é sem preço, só pode ser ao estabilizar a si mesmo na consciência com firme convicção. Por convicção eu quero dizer aquela que nunca duvida, firme, inabalável, que jamais hesita – tenha esse tipo de convicção em seu sentido de ser. Não pense em nada mais, não reze por nada mais. Atman Prem, por causa disso tudo é.

No momento daquilo que chamamos morte, o que acontece? Tudo o que significa é que esse grão de consciência foi abandonado. Esse grão é entregue para um conceito que você tem aceito como o tempo. Você relutantemente o entrega para o tempo. O Jnani entrega-o para a própria natureza real dele.

Esse Atman Prem, esta existência que nós temos protegido por tantos anos, para quem nós a entregaremos? Se ignorantes, para nosso conceito de tempo. Se Bhakti (devoto) ignorante, para um conceito de Deus. Se Jnani, para sua própria natureza verdadeira.

O que quer que você pense ter adquirido como uma identidade, você adquiriu através de esforço ou intenção? Há algo que você realmente adquiriu? Não. Este corpo, esta consciência, surgiram espontaneamente, deste modo o sono vem quando quer, mesmo despertar e dormir não estão no seu controle. O que é seu? Quem tem esse conhecimento do Ser através de seu próprio esforço?

Essa pseudo-identidade pensa que é ela que está ativa e fazendo. Estou falando com vocês agora como a consciência. Algum de vocês pode agora me dar uma indicação desse conhecimento, desse sentido de ser que é você?


Visitante: A consciência agradece a consciência repetidamente.


Maharaj: Aquilo sobre o qual nada pode ser falado, eu falei. Aceite essa gota, saboreie e engula.

Escute isto: Deus pode existir apenas no coração do homem, não em outro lugar. Você se identifica com o corpo e limita a si mesmo, e ainda, lembre-se, não negligencie este corpo, essa é a casa de Deus, tome conta dela. Apenas neste corpo Deus pode ser realizado.

É apenas para uma compreensão analítica que Deus, seu corpo, seu Ser, foram divididos, mas é um só Ser, cada um está intimamente relacionado.