quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Farid ud-Din Attar - A linguagem dos pássaros

Palavras de Deus a David

Deus Altíssimo disse uma vez ao íntegro Davi: “Anuncia a Meus servidores as palavras que agora direi: 'Ó punhado de terra! Se eu não vos oferecesse recompensa ou castigo, Céu ou Inferno, Meu serviço seria agradável para vós? Se não houvesse nem luz nem fogo, vos ocuparíeis de Mim? A Mim é devido o respeito supremo; deveis agora adorar-Me sem esperança nem temor, e, no entanto, se não estivésseis entretidos pela esperança e pelo temor, pensaríeis em Mim? Sou vosso Senhor, e convém, de todas as formas, que Me adoreis do fundo de vosso coração!' Dize, pois, a Meus servidores que retirem a mão de qualquer outro que não Eu, e que Me adorem como mereço”.

Rejeita completamente tudo o que não é Ele, queima e depois reúne as cinzas. Espalha, então, essas cinzas, a fim de que, dispersadas pelo vento da excelência, não fique nem o seu rastro. Quando fizeres isso, o que buscas manifestar-se-á então dessas cinzas. Se Deus permite que te ocupes da eternidade e da luxúria, sabe com toda segurança que Ele te afastou d'Ele mesmo.

Se é pelo Paraíso que rezas, esteja certo que perdeste teu caminho.

História sobre Mahmud e Ayaz

Mahmud chamou um dia seu favorito Ayaz; colocou-lhe sua coroa e fê-lo sentar-se no trono, dizendo: “Eu te dou meu reino e meu exército. Reina! Pois este país é teu: desejo que exerças a realeza; tira o anel de tua orelha e prende-o à lua e ao peixe em sinal de escravidão”. Quando os que integravam o exército de Mahmud, cavaleiros e infantes, ouviram essas palavras, tiveram seus olhos obscurecidos pelo ciúme. “Jamais no mundo”, disseram, “um rei conferiu tal honra a um escravo”. De sua parte, o inteligente Ayaz, ao inteirar-se da vontade do sultão, pôs-se a chorar. Porém, todos lhe disseram: “Estás louco! Não sabes o que fazes! Já que chegaste à realeza, tu que nunca foste mais que um escravo, por que chorar? Abraça a compensação!” Ayaz respondeu sem hesitar: “Estais longe do caminho da verdade, pois não compreendeis que o rei da grande assembléia quer enviar-me para longe de sua presença. Deu-me uma ocupação para manter-me separado dele. Ele quer que eu governe seu reino; quanto a mim, não quero afastar-me dele um só instante. Quero obedecê-lo, porém não quero deixá-lo. Que tenho eu que ver com seu reino e com seu governo? A minha felicidade é ver seu rosto”.

Se estudas as coisas espirituais e conheces a verdade, aprende de Ayaz a maneira de servir. Ó tu que permaneceste ocioso dia e noite, ocupado somente de teus desejos primários e vulgares, enquanto a cada noite, como para servir-te de exemplo, ó ambicioso, Ayaz desce do vértice do poder. Quanto a ti, não experimentas o desejo espiritual nem de dia e nem de noite, e, como um ignorante, não te moves de teu lugar. Ayaz desce do alto da excelência e tu vens pretender seu lugar. Tu não és homem o bastante! A quem poderás enfim contar a tua dor? Enquanto o Paraíso e o Inferno estiverem em teu caminho, como teu espírito conhecerá o segredo que te anuncio? Porém, quando abandonares essas duas coisas, a aurora desse mistério se elevará da noite. O jardim do Paraíso não é para os indiferentes, pois o divino está destinado aos homens de coração. Quanto a ti, renuncia, como as pessoas da via espiritual, a um e a outro; vai mais além sem prender teu coração. Quando renunciares e viveres separado disso, ainda que sejas mulher, tornar-te-ás homem do caminho espiritual.

Oração de Rabi'ah

Rabi'ah disse um dia a Deus: “Ó Tu, que conheces o segredo de todas as coisas realiza os desejos mundanos de meus inimigos e dá a meus amigos a eternidade da vida futura. Quanto a mim, estou livre das duas coisas e não anseio por este mundo ou pelo próximo. Se possuísse este mundo ou o futuro, eu teria pouca intimidade Contigo. Porém é de Ti somente, ó meu Deus, que tenho necessidade, Tu me bastas. Se voltasse meu olhar para os dois mundos ou se desejasse outro senão Tu, eu me consideraria infiel”.


Aquele que tem Deus tem tudo, para ele é lançada uma ponte sobre os sete oceanos. Tudo o que é e tudo o que será é alegórico se não for o Senhor excelente. Encontrarás um equivalente a tudo o que buscas, à exceção d'Ele somente, Ele é sem igual, absoluto e necessariamente existente.


Outras palavras de Deus a Davi

O criador do mundo falou a Davi com estas palavras por detrás do véu do mistério: “Tudo o que existe no mundo, bom ou mau, visível ou invisível, tudo isso não existe senão como substituição de Minha presença, para a qual não encontrarás sucedâneo ou equivalente. Uma vez que nada pode substituir-Me, não deixas de estar comigo. Eu sou tua alma, não te separes de Mim; Eu te sou necessário, estás sob minha dependência. Não sejas nem por um momento, negligente a respeito dessa necessidade. Não busques existir separado de Mim; não desejes o que te é oferecido se não for Eu”.

Ó tu, que vives cheio de desejos do mundo! Estás dia e noite mergulhado nas preocupações a que te arrastam esses desejos; porém não esqueças que Aquele que reconheces como digno de teu culto deve ser tua única meta nos dois mundos. O mundo visível te vende seu nada, porém de tua parte, cuida de não vender Deus por nada no mundo. Tudo o que prefiras em detrimento Dele é um ídolo que te torna infiel e tu és igualmente culpável se preferes a ti mesmo que a Ele.


O sultão Mahmud e o ídolo de Somnat


Quando o exército de Mahmud atacou Somnat, encontrou lá o ídolo que os homens chamavam Lat. Seus adoradores apressaram-se a oferecer, para resgatá-lo, dez vezes o seu peso em ouro; porém, Mahmud recusou-se firmemente vendê-lo e fez acender um grande fogo para queimá-lo. Um de seus oficiais permitiu-se então dizer: “Não convém destruir este ídolo. Seria melhor aceitar o que propõem e tomar o ouro que oferecem” - “Eu temo”, respondeu Mahmud, “que no dia do supremo julgamento o Criador diga, diante do universo reunido: 'Escutai o que fizeram Azur* e Mahmud: o primeiro esculpiu ídolos e o segundo os vendeu'”.


Conta-se que assim que Mahmud lançou às chamas o ídolo desses adoradores do fogo, caíram do interior da estátua cem cestos de pedras preciosas e Mahmud obteve assim gratuitamente o que era desejado. Mahmud disse então: “Lat teve seu prêmio e aqui está o meu, ambos providos por Deus”.


Ah! Destrói tu mesmo os ídolos aos quais rendes culto, para que não pereças miseravelmente como esse ídolo. Consome tua alma pelo amor de teu Divino Amigo, como Mahmud consumiu aquele ídolo, a fim de que faças sair as pedras preciosas de sob a face exterior. Quando o grito de alast** ressoar em teus ouvidos, não te demores em responder 'sim'. Antes mesmo de existires já estavas ligado a este compromisso; não deixes agora de cumpri-lo. Uma vez que assumiste perante Deus esse compromisso, como será possível agora renegá-lo? No princípio, aceitaste o compromisso de alast, já que o tomaste positivamente àquela época, como o desobedecerias hoje? Não podes desviar-te de cumprir tua promessa; comporta-te então de acordo, executa fielmente o que aceitaste e não ajas por subterfúgios.


*Azur – nome dado pelos muçulmanos a Taré, pai idólatra de Abraão.

** Alast – refere-se à célebre passagem do Corão: “Alastu birabbikum? Qalu: Bala, shahidné!” - “Não sou vosso Senhor? As criaturas responderam: Sim, somos testemunhas!” (Corão, VII, 172). Deus faz essa pergunta às almas quando elas ainda se encontravam unificadas em Adão.

Philokalia - Nicephorus o solitário - Atenção

Pergunta: Sabemos por meio de provas anteriores, dos esforços praticados pelos padres queridos de Deus, de que existe um certo fazer que aceleradamente liberta a alma das paixões e através do amor, une-a a Deus; tal obra é necessária para todos que guerreiam por Cristo. Todas nossas dúvidas estão sanadas a esse respeito e estamos firmemente convencidos disso. Mas pedimos que nos ensine o que é atenção da mente e como nos tornarmos dignos de adquiri-la, pois esse trabalho é totalmente desconhecido por nós.


Nicephorus: Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo que disse: “Sem mim, nada podeis fazer.” (João xv. 5) Tendo chamado-O para me ajudar e auxiliar, tentarei até onde posso mostrar-lhe o que é atenção e como, com a vontade de Deus, conseguimos adquiri-la.

Alguns dos santos nomearam a atenção como guardar a mente, outros, guardar o coração, outros ainda, de sobriedade, outros, silêncio mental e outros novamente, com nomes diferentes. Mas todos esses nomes significam a mesma coisa. Assim como podemos dizer do pão: um pedaço, uma fatia, uma parte, também é assim nesse caso. Quanto ao que a atenção é, e quais são seus traços característicos, você aprenderá imediatamente.

Atenção é um sinal de sincero arrependimento. Atenção é o apelo da alma para si mesma, aversão pelo mundo e ascensão na direção de Deus. Atenção é renúncia do pecado e aquisição de virtude. Atenção é uma indubitável certeza da remissão dos pecados. Atenção é o começo da contemplação, ou melhor, sua condição necessária: pois, através da atenção, Deus aproxima-Se e revela-Se à mente. Atenção é serenidade da mente, ou melhor, é ela permanecer firmemente plantada e não vagar, através do presente da misericórdia de Deus. Atenção significa cortar os pensamentos, ela é a morada da lembrança de Deus e a tesouraria do poder para aguentar tudo o que possa vir. Portanto, a atenção é a origem da fé, da esperança e do amor, uma vez que aquele que não tem fé não pode suportar as aflições vindas de fora e aquele que não as sofre de bom grado, não pode dizer: 'Ele é meu refúgio e minha fortaleza' (Salmo xci 2) e aquele que não tem o Todo Poderoso como seu refúgio não pode ser realmente sincero em seu amor por Ele.

Essa mais grandiosa de todas as obras pode ser obtida por muitos, ou mesmo por todos, principalmente se forem ensinados, trabalhando em coação interna e no calor de sua fé. Mas o que é raro não é a lei. Portanto, é necessário buscar um professor que não esteja no erro, para seguir suas instruções e assim aprender a distinguir, na questão da atenção, defeitos e excessos da direita e da esquerda, encorajados através da sugestão diabólica. Dos próprios sofrimentos da tentação dele ele explicará para nós o que for necessário e irá nos mostrar corretamente aquele caminho mental que podemos então seguir com menos impedimentos. Se não há nenhum professor do tipo em vista, deve-se procurar por um, com todo esforço. Mas se, mesmo após tal procura, ele não for encontrado, então, com um espírito contrito, clamando a Deus com lágrimas e orando para Ele assiduamente e com humildade, faça o que eu lhe digo.

Você sabe que nossa respiração consiste na inspiração e expiração do ar. O orgão que serve para isso são os pulmões, que ficam em volta do coração, de modo que o ar passando através deles envolve o coração. Portanto, a respiração é um caminho natural para o coração. E então, tendo coletado sua mente dentro de você, conduza-a para o canal da respiração através do qual o ar atinge o coração e, junto com esse ar inalado, force sua mente a descer no coração e permanecer ali. Acostume-a, irmão, a não sair do coração tão logo, pois no início, ela se sente muito sozinha naquela reclusão e aprisionamento internos. Mas quando se acostuma com isso, ela começa, pelo contrário, a não gostar de suas voltas sem rumo para fora, pois não é mais desagradável e aborrecido para ela ficar dentro. Assim como um homem que esteve longe de casa, quando retorna fica repleto de alegria ao ver novamente seus filhos e sua esposa, abraça-os e não pode falar muito com eles, pois a mente, quando se une ao coração, é preenchida com deleite e alegria indizíveis. Do mesmo modo, um homem vê que o reino de Deus está realmente dentro de nós; e vendo-o agora em si mesmo, luta com prece pura para manter a mente e fortalecê-la ali, e considera todo o externo como indigno de atenção e totalmente não atraente.

Quando então você entrar no lugar do coração, como eu lhe mostrei, dê graças a Deus e, glorifique Sua piedade, mantenha-se sempre nesse esforço e ele irá lhe ensinar coisas que de nenhuma outra maneira você jamais aprenderia. Ademais, você deveria saber que quando sua mente torna-se firmemente estabelecida no coração, ela não deve ficar lá indolente e silenciosa, mas ela deve constantemente repetir a oração: 'Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha piedade de mim!' e nunca parar. Essa prática, guardando a mente de sonhos, torna-a elusiva e impenetrável às sugestões do inimigo e todos os dias conduz-lhe cada vez mais ao amor e ao anseio por Deus.

Se, entretanto, a despeito de seus esforços, você não tiver êxito em entrar no reino do coração como descrevi, faça o que agora eu lhe digo e, com a ajuda de Deus, você encontrará o que busca. Você sabe que em todo homem a conversa interna está no peito. Pois, quando nossos lábios estão silenciosos, é no peito que falamos e discursamos com nós mesmos, rezamos, cantamos salmos e fazemos outras coisas. Assim, tendo banido todos os pensamentos dessa conversa interior (pois você pode fazer isso se quiser), dê a ele a seguinte oração: 'Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha piedade de mim!' - e force, ao invés de todos os outros pensamentos, ter apenas esse constante clamor internamente. Se você continuar a fazer isso constantemente, com toda a sua atenção, então com o tempo isso irá abrir para você o caminho para o coração que eu descrevi. Não há dúvida a esse respeito, pois nós mesmos provamos isso por experiência.

Se você fizer isso com forte desejo e atenção, cheio de doçura, toda uma tropa de virtudes virá a você: o amor, a alegria, a paz e outras, através das quais, depois, cada petição sua será atendida em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor, com quem, com o Pai e o Espírito Santo, estão a glória e o poder, a honra e a adoração, agora e para sempre. Amém.