terça-feira, 30 de março de 2010

Tukaram - Ensinamentos Místicos

A santidade não pode ser comprada no mercado, nem pode ser adquirida ao vagarmos pelas florestas e montanhas. Também não pode ser comprada com grandes quantidades de riquezas, nem pode ser encontrada nos mundos superiores e no além. A santidade pode ser adquirida apenas a custo da vida. Aquele que não está preparado para sacrificar sua vida não deveria vangloriar-se da espiritualidade.
Para o santo não sobrou nenhum lugar para pecado e mérito, ou para felicidade e miséria. A morte ocorreu durante a vida e a distinção entre o Ser e o não-Ser desapareceu. Não há lugar para casta, cor ou credo ou para a verdade ou inverdade. Quando o corpo foi sacrificado para Deus toda adoração foi realizada.
O Santo também foi além da influência de todos os tipos de ações: ele não pode fazer nenhuma ação que carregue qualquer fruto. Deus assumiu o lugar da ação e preencheu o Santo por dentro e por fora. De fato, agora não sobrou nenhuma distinção entre Deus e o Devoto; e se agora Deus é encontrado em algum lugar, é para ser encontrado em tal Santo.
Viemos a conhecer agora Tua natureza real. Agora vi meu Ser real.
Da semente cresce uma árvore e da árvore vem o fruto. Desse modo, Tu e eu somos como semente e árvore. As ondas são o oceano e o oceano as ondas. A imagem e o reflexo agora fundiram-se um no outro.
Quando o Ser se transformou em Deus e quando a mente inundou-se na iluminação, toda a criação parece divina e de repente o influxo de Deus preenche o mundo todo.
Se eu proferir louvores para alguém além de Ti, que minha língua caia. Se minha mente desejar pensar em algo além de Ti, que minha cabeça quebre ao meio. Se meus olhos tiverem paixão por verem alguma coisa além de Ti, que eles ceguem-se no mesmo momento. Se meus ouvidos se recusarem a ouvir Teus louvores, eles serão imprestáveis. Minha própria vida não teria razão de ser se fosse para eu ficar esquecido de Tua presença mesmo que por um momento.
Teus pés e mãos tem de trabalhar pelo amor a Deus. Tens fala para louvá-Lo e ouvido para ouvir Sua grandeza. Tens olhos para ver Sua forma.

Nenhum comentário: