quinta-feira, 28 de maio de 2009

Siddharameshwar Maharaj - Ausência do medo


O autoconhecimento é o conhecimento a respeito de nosso Ser. Uma vez que reconhecemos quem realmente somos, então é feita a determinação sobre o que é permanente e o que é transitório. Em seguida, segue-se a renúncia do impermanente e a aceitação do permanente. Por causa da natureza transitória das coisas, o medo da dissolução é inevitável. Aquele que é assolado por esse medo da dissolução, ou da morte, continuamente luta para assegurar que tal coisa particular não lhe seja tirada. Ele toma toda precaução para preservar seu dinheiro, tenta duramente assegurar que a juventude e a beleza de sua esposa não se deteriorem e luta para manter sua autoridade e seu status. Entretanto, não importa o quanto ele tenta, nada jamais acontece de acordo com seus desejos e vontades. Ninguém pode escapar do seu destino, e por a morte ser toda-consumidora, tudo eventualmente vai ser destruído por sua mandíbula.
Mesmo se tudo o que tal homem que esconde seus medos desejasse lhe fosse dado, poderia ele evitar de ficar amedrontado? Se há algo que ele realmente necessita, é o presente da ausência do medo. O aspirante deve encontrar aquilo que irá libertá-lo permanentemente do medo. Este mendigo chamado homem, que perdeu o tesouro do seu próprio Ser, continuamente canta, “eu sou o corpo, eu sou o corpo”. Ele está sempre descontentado dizendo: “eu quero isso, eu quero aquilo”, e perambula por aí sempre mendigando por algo no mundo.
Ele apenas pode realmente ser pacificado com o presente do Ser. O homem que canta: “o que acontecerá comigo, com minha mulher e filhos e com o dinheiro que eu considero serem meus?” está sempre perturbado e chateado. Esse tipo de homem precisa receber o presente da bravura. E então tornar-se sem medo. Apenas o Sadguru é generoso o suficiente e capaz de outorgar esse presente da ausência de medo, que é o mais nobre de todos os presentes.

As coisas do mundo que são estimadas pelas pessoas sempre geram medo. Quando alguma ação é feita após ouvirmos as opiniões das pessoas mundanas, ela aumenta muitos tipos de medo. Visto que essas coisas que aparecem na ilusão são definitivamente perecíveis, ficamos completamente exaustos ao tentar mantê-las. De outro lado, a pessoa torna-se sem medo ao escutar as histórias dos Santos. Aquilo que é ganho ao escutar os Santos, aquilo que é alcançado, não é perecível. Conquistas espirituais são cheias de felicidade. Quando você ganhar experiência na vida espiritual, então você conhecerá a bênção que você recebeu do Sadguru.