quarta-feira, 1 de abril de 2009

Upasni Maharaj - Três lições

Eu estou todo nu, por dentro e por fora. A única coisa que temo neste mundo é um ser humano. As aves, as bestas, os animais selvagens, até mesmo as serpentes não me incomodam ou me assustam. Um ser humano está sempre cheio de falsidades e pecados. É por isso que os Yogis sempre os evitam.
Há muitos sinais através dos quais um Jiva pecaminoso pode ser conhecido. O mais proeminente desses sinais, é que eles sempre incomodam os outros desnecessariamente, fazendo-os sofrer e sofrendo eles também. Eles são cheios de Abmana - orgulho, tolices, inveja etc. Se uma pessoa coloca em prática essa primeira lição, de nunca incomodar ninguém, então aqui há uma próxima lição para ela: devemos ser sempre úteis aos outros mesmo que isso acarrete sofrimento. A terceira lição é sempre permanecer em contentamento, viver num estado de “seja como tiver de ser”.
Uma pessoa que digere essas três lições torna-se famosa dentro e fora do mundo, torna-se qualificada a todos os tipos de prazeres e felicidades. Vale a pena lembrar que incomodar os outros mesmo que um pouquinho é como bater no seu Deus favorito. E você adquire o pecado de bater ou matar. Aqui está uma máxima muito importante: Não matar é o mais grandioso mandamento de todas as religiões.
Incomodar alguém é tornar-se predisposto a pecar, é por isso que essas regras foram postuladas: não incomodar ninguém nem mesmo no mínimo modo, sofrer por e ser útil aos outros e permanecer contente num estado de “seja como tiver de ser”, devem ser observadas sinceramente. Observar essas regras é levar uma vida digna de ser vivida.