quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FIHI MA FIHI - Jalaluddin Rumi (séc. XIII) - Discursos

As pessoas que estão interessadas em seus estudos acadêmicos pensam que, se fielmente frequentarem nossas reuniões, irão esquecer e perder tudo o que aprenderam. Pelo contrário, quando elas vêm aqui suas ciências adquirem alma. Pois todas as ciências, quando adquirem alma, são como um corpo vazio que vem à vida. O coração do conhecimento se origina além deste mundo das letras e da linguagem. Ele chega até nós daquele mundo onde a fala é sem som ou sinal.

"E a Moisés, Deus falava diretamente".

Bem, Deus não fala com letras e sons, garganta e língua. Letras requerem garganta e lábios para serem ouvidas. Deus é exaltado muito acima dos lábios, boca e garganta. Então os profetas naquele mundo falam com Deus de uma forma que a inteligência parcial não pode compreender ou imaginar. No entanto, os profetas descem daquele mundo sem letras para esse mundo das letras do alfabeto e tornam-se crianças em prol destas crianças. Desse modo, Maomé disse, "fui enviado como um professor."
Embora as massas de pessoas neste mundo não chegam aos estados espirituais dos profetas, ainda assim este mundo deriva sua força dos santos e cresce e encontra conforto neles. Da mesma forma, um recém nascido, não conhecendo ou reconhecendo a sua mãe em detalhes, ainda assim encontra conforto e força nela; assim como o fruto é nutrido pelo galho, tornando-se doce e maduro sem que nada saiba sobre a árvore. Assim, os grandes santos, com suas letras e fala, ainda que as massas não os conheçam, elas ganham força dos santos e são por eles nutridas. Fixado dentro das almas existe (além da razão, da letra e do som), um macrocosmo. Porém, veja quantos procuraram aqueles gurus dementes que fazem revoltantes alegações. As pessoas pensam, "o que esses gurus dizem pode ser verdade. Essas coisas podem até existir, mesmo que eles estejam errados no presente caso. Nem tudo pode ser conhecido pela razão e pela lógica”. Mas isso não significa que tudo fora de razão e lógica é verdadeiro. "Toda noz é redonda, mas nem tudo que é redondo é uma noz", é um sinal disso. Embora um santo tenha um estado que não pode ser expressado através de palavras e escrita, ainda assim na presença dos santos a razão cresce e evolui.