sábado, 31 de janeiro de 2009

Shri Samartha Ramdas Maharaj (santo hindú-séc XVII) - Diferença entre Ilusão (Maya) e Brahman

* Brahman é sem atributos e é sem forma. A ilusão tem atributos e formas. Brahman não tem fronteiras nem limites, a ilusão sim.
* Brahman é puro e imutável. A ilusão é ativa e agitada. Brahman apenas é incorruptível por qualquer cor ou forma, enquanto a ilusão é cor e forma.
* A ilusão é vista, Brahman não pode ser visto. A ilusão é perceptível, Brahman não pode ser percebido. A ilusão é destruída, Brahman é indestrutível mesmo com a dissolução final de toda a criação.
* A ilusão é criada, Brahman não pode ser criado. A ilusão pode deteriorar-se, Brahman não pode. A ilusão pode ser acumulada pelo ignorante, Brahman não pode.
* A ilusão é nascida, Brahman não é nascido. A ilusão morre, Brahman não morre. A ilusão pode ser concebida, Brahman não pode ser compreendido pelo intelecto.
* Ilusão se quebra, Brahman não pode quebrar. A ilusão pode ser cortada, Brahman não pode ser cortado. A ilusão fica velha e esfarrapada, Brahman não fica velho e esfarrapado, uma vez que é indestrutível.
* A ilusão está sujeita a modificação, Brahman é imutável. A ilusão faz tudo, Brahman não faz nada. A ilusão assume muitas formas, Brahman é sem forma.
* A ilusão é da natureza temporária dos Cinco Elementos e é muitos, Brahman é eterno e é uno. A diferença entre ilusão e Brahman é entendida por aqueles que utilizam o poder de discriminação.
* A ilusão é inferior, Brahman é superior. A ilusão é o não-essencial, Brahman é a essência. A ilusão está do lado do mundo, Brahman não tem lados.
* A ilusão dilata-se cobrindo Brahman. No entanto, os sábios tem peneirado Brahman através da discriminação.
* Ao limpar o musgo de uma superfície, devemos usar água. Ao jogar fora a água da mistura do leite com água, devemos ficar com o leite. Da mesma forma, abandonando a ilusão, sua experiência deveria ser de Brahman.
* Brahman é limpo como o céu, a ilusão é enlameada como a terra. Brahman apenas é sutil, enquanto a ilusão é a forma grosseira.
* Brahman não é visível, enquanto que a ilusão é visível e vista. Brahman é uniforme e invariável, a ilusão é, por natureza, diferentes formas.
* A ilusão é um objeto visível, Brahman não é. A ilusão é testemunhada, Brahman não pode ser testemunhado. Na ilusão, existem dois lados (a dualidade), Brahman não tem lados.
* A ilusão é a afirmação de um argumento, Brahman é a declaração final. A ilusão é efêmera, Brahman é eterno. Brahman não tem uma causa ou finalidade de sua existência, a ilusão sim.
* Brahman é homogêneo e sólido, a ilusão é constituída pelos cinco elementos e é oca. Brahman é sempre impecável, a ilusão é velha e esfarrapada.
* A ilusão é tornada, Brahman se tornou. A ilusão cai, Brahman não pode cair. A ilusão se estraga, Brahman não pode ficar estragado, é apenas como é.
* Brahman sempre existe, a ilusão desaparece após a dissolução. Não há fim para Brahman, mesmo após a dissolução final, enquanto que a ilusão termina.
* Ilusão é dura, Brahman é sutil. A ilusão é muito pequena, Brahman é vasto. A ilusão pode ser destruída, Brahman permanece sempre.
* Brahman não pode realmente ser descrito, ou ser dito como sendo algo. A ilusão parece ser como descrita. O tempo não pode consumir Brahman, enquanto que ele consome a ilusão.
* Uma multiplicidade de formas e cores são a ocorrência da ilusão. A ilusão se quebra, mas Brahman é inquebrável, é para sempre tal como é.
* Agora chega desta longa narração. Toda a criação animada e inanimada é toda ilusão. O Deus Supremo Uno (Parameshwara) impregna tudo por dentro e por fora.
* Este Ser Supremo, Paramatman, é diferente de todos os rótulos e atributos. Assim como o reflexo do céu está na água, mas o céu em si não é encontrado na água, tal é Parabrahman.
* Por meio de explicação, e do inquérito sobre a ilusão e Brahman, podemos escapar do nascimento e da morte. Quando nos rendermos aos santos, poderemos atingir a liberação.
* Não há limite para falar da grandeza dos santos. Por causa deles, percebemos o "Ser Universal".