quarta-feira, 13 de maio de 2009

Philokalia - Teófanes o recluso (1815–1894) - Esforço e Graça


A completa serenidade da mente é um presente de Deus, mas essa serenidade não é dada sem nossos próprios e intensos esforços. Você não irá alcançar nada por seus próprios esforços apenas, ainda assim, Deus não lhe dará nada a menos que você trabalhe com toda sua força. Essa é uma lei inquebrantável.

Possa o Senhor dar-lhe a bênção de um intenso desejo de ficar internamente diante de Deus. Busque e encontrará. Busque a Deus: tal é a regra inalterável para o avanço espiritual. Nada vem sem esforço. A ajuda de Deus está sempre pronta e sempre perto, mas é dada apenas àqueles que buscam e trabalham, e apenas àqueles buscadores que, após colocarem todas as suas forças à prova, então clamam com todo seu coração: Senhor, ajude-nos. Enquanto você se apegar mesmo que a uma pequena esperança de atingir algo por suas próprias forças, o Senhor não interferirá. É como se ele dissesse: “Você espera suceder por si mesmo – Muito bem, continue tentando! Mas não importa quanto tempo você tentar, não irá alcançar nada.” Possa o Senhor dar-lhe um espírito contrito, um coração humilde e contrito.

Busque e encontrará. Mas o que é para ser buscado? Uma comunhão viva e consciente com o Senhor. Isso é dado pela graça de Deus, mas também é essencial que nós mesmos tenhamos que trabalhar, que nós mesmos devamos vir de encontro a Ele. Como? Ao lembrar sempre de Deus, o Qual está perto do coração e mesmo presente dentro dele. Para ter sucesso nessa lembrança é aconselhável acostumar a si mesmo à continua repetição da prece de Jesus: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim”, mantendo na mente o pensamento da proximidade de Deus e Sua presença no coração. Mas também deve ser entendido que por si mesma a Oração de Jesus é apenas uma oração oral externa, a oração interna é ficar diante de Deus, continuamente clamando por Ele sem palavras.
Por esse meio, a lembrança de Deus será estabelecida na mente e o auxílio de Deus estará na sua alma como o sol. Se você coloca algo frio no sol, esse algo vai ficar cada vez mais quente, da mesma maneira sua alma será aquecida pela lembrança de Deus, que é o sol espiritual. O que segue-se disso irá providencialmente aparecer.
Sua primeira tarefa é adquirir o hábito de repetir a Oração de Jesus incessantemente. Portanto comece e continuamente repita e repita, mas o tempo todo mantenha diante de si o pensamento de Nosso Senhor. E nesse ponto reside tudo.

Um comentário:

vrs1943 disse...

POR FAVOR CONTINUE SEMPRE COM SEU BLOG!