segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bhagavan Ramana Maharshi - A Realização é eterna e já existe aqui e agora


Bhagavan: O ser individual que identifica a sua existência com a da vida no corpo físico, na forma de 'Eu', é chamado de ego. O Ser (self), que é a pura consciência, não tem sentido de ego a esse respeito. Nem pode o corpo físico, que é inerte em si, ter esse sentido de ego. Entre os dois, ou seja, entre o Ser ou a pura consciência e o inerte corpo físico, surge misteriosamente o sentido de ego ou a noção de 'eu', o híbrido que não é nenhum dos dois, e isso floresce como um ser humano. Este ego ou ser humano está na raiz de tudo o que é inútil e indesejável na vida. Portanto, é para ser destruído por qualquer meio possível, então Aquilo que sempre está sozinho permanece resplandecente. Isso é a Libertação, a Iluminação ou a AutoRealização.
Devoto: Bhagavan frequentemente afirma: "O mundo não está fora de você", ou, "tudo depende de você"', ou, "o que existe fora de você?" Acho isso tudo enigmático. O mundo existia antes de eu nascer e continuará a existir depois da minha morte, do mesmo modo que ele sobreviveu à morte de tantos que já viveram como vivo agora.
B: Eu já disse que o mundo existe por causa de você? Eu apenas coloquei a pergunta "o que existe aparte do seu Ser?" Você deve compreender que por Ser, não quero dizer nem o corpo físico, nem o corpo sutil. O que lhe é dito é que se você uma vez conhecer o Ser dentro do qual existem todas as idéias (não excluindo a idéia de você mesmo, de outros como você, e do mundo), você pode realizar a verdade de que existe uma Realidade, uma Verdade Suprema, que é o Ser de todo o mundo que você vê agora, o Ser de todos os seres, o Um Real, o Supremo, o eterno Ser, como distinto do ego ou do ser individual, que é impermanente. Você não deve confundir o ego ou a idéia do corpo com o Ser.
D: Então Bhagavan quer dizer que o Ser é Deus?
B: Você vê a dificuldade. O auto-questionamento 'Quem sou eu?' é uma técnica diferente da meditação - 'Eu sou Shiva', ou 'Eu sou Ele'. Prefiro enfatizar o autoconhecimento, pois você está preocupado primeiro com você, antes de prosseguir conhecendo o mundo ou o Senhor dele. A meditação 'Eu sou Ele' ou 'Eu sou Brahman", é mais ou menos mental; mas a busca pelo Ser de que falo é um método direto e é superior a ela. Pois, no momento em que você começa a busca pelo Ser e vai mais fundo, o verdadeiro Ser está esperando lá para recebê-lo e então o que quer que tenha que ser feito, é feito por alguma outra coisa e você, como um indivíduo, não tem as mãos nisso. Nesse processo, todas as dúvidas e discussões são automaticamente abandonadas, assim como aquele que dorme esquece todos os seus cuidados para com o ser temporal.
D: Que certeza existe de que algo aguarda lá para me receber?
B: Como pode essa maturidade ser alcançada?
B: Várias formas são prescritas. Mas qualquer que seja o desenvolvimento anterior que possa haver, a auto-inquirição séria o acelera.
D: Isso é argumentar em círculos. Eu sou forte o suficiente para a busca se estou maduro e é a busca que me faz amadurecer.
B: A mente tem esse tipo de dificuldade. Ela quer uma teoria fixa para satisfazer-se. No entanto, nenhuma teoria é realmente necessária para o homem que se esforça seriamente para aproximar-se de Deus ou de seu verdadeiro Ser. Cada pessoa é o Ser e, na verdade, é infinita. Contudo, cada pessoa interpreta erroneamente o seu corpo como sendo o Ser. Para se conhecer alguma coisa, é necessário a iluminação. Ela só pode ser da natureza da luz, no entanto, Ela ilumina tanto a luz física quanto a escuridão física. Ou seja, Ela se situa além do aparente luz-e-trevas. Ela mesmo não é nenhuma delas, mas é dita como sendo a luz porque ilumina ambos. Ela é infinita e é Consciência. A Consciência é o Ser de que todas as pessoas estão conscientes. Ninguém jamais está longe do Ser e, portanto, todos são de fato autorealizados, porém - e esse é o grande mistério - as pessoas não sabem disso e querem realizar o Ser. A realização consiste apenas em acabar com a falsa idéia de que a pessoa não é realizada. Não é nada de novo a ser adquirido. Ela já deve existir, ou não seria eterna; e só é válido lutar pelo que é eterno.
Uma vez que a falsa noção "Eu sou o corpo” ou “eu não sou realizado" foi retirada, a Suprema Consciência ou o Ser apenas, permanece, e, em seu estado atual de conhecimento as pessoas chamam isso 'Realização'. Mas a verdade é que a Realização é eterna e já existe, aqui e agora. A consciência é puro conhecimento. A mente surge dela e é composta de pensamentos. A essência da mente é apenas ciência ou consciência. No entanto, quando o ego a obscurece, ela funciona como raciocínio, pensamento ou percepção. A mente universal, não sendo limitada pelo ego, não tem nada fora de si mesma e, portanto, está apenas ciente. Isso é o que a Bíblia entende por "Eu sou aquele 'eu sou'". A mente dominada pelo ego tem a sua força drenada e é demasiadamente fraca para resistir aos pensamentos angustiantes. A mente sem o ego é feliz, como vemos no sono profundo, sem sonhos. É evidente, portanto, que a felicidade e o sofrimento são apenas modos da mente.
D: Quando procuro o 'eu', não vejo nada.
B: Você diz isso porque você está acostumado a identificar-se com o corpo e ver com os olhos, mas o que há para ser visto? E por quem? E como? Há apenas uma consciência e esta, quando se identifica com o corpo, projeta-se através dos olhos e vê os objetos que a circundam. O indivíduo, limitado em relação ao estado desperto, espera ver algo diferente e aceita a autoridade de seus sentidos. Ele não vai admitir - aquele que vê, os objetos observados, e o ato de ver em si - como sendo todas manifestações da mesma Consciência – o 'eu-eu'. A meditação ajuda a superar a ilusão de que o Ser é algo a ser visto. Na verdade não há nada para ver. Como você reconhece a si mesmo agora? Você tem de segurar um espelho em frente de si para se reconhecer? A consciência é ela própria o 'eu'. Realize isso e essa é a verdade.
D: Quando eu questiono a origem dos pensamentos, há a percepção do 'eu', mas ela não me satisfaz.
B: É verdade. Porque essa percepção do 'eu' está associada a uma forma, talvez com o corpo físico. Nada deve ser associado ao puro Ser. O Ser é a pura realidade em cuja luz, o corpo, o ego e todas as coisas brilham. Quando todos os pensamentos são silenciados, a pura Consciência permanece remanescente.
D: Como o ego surgiu?
B: Não existe ego. Se existisse, você teria de admitir dois seres (Selves) em você. Portanto, não há ignorância. Se você inquirir dentro do Ser, a ignorância, que já é inexistente, será descoberta como não-existente e você dirá que ela se esvaiu. A ausência de pensamento não significa um branco. Deve haver alguém para estar ciente daquele branco. Conhecimento e ignorância pertencem apenas à mente e estão na dualidade, mas o Ser está além de ambos. É pura Luz. Não há necessidade de um Ser ver outro. Não existem dois Seres. O que não é o Ser é mero não-ser e não pode ver o Ser. O Ser não tem visão ou audição; Ele se situa além desses, totalmente sozinho, como pura Consciência.
D.: Não sei se o Ser é diferente do ego.
B.: Em que estado você estava no sono profundo?
D.: Eu não sei.
B.: Quem não sabe? O ser desperto? Mas você nega que você existia enquanto em sono profundo?
D.: Eu existia e existo, mas não sei quem estava em sono profundo.
B.: Exatamente. O homem desperto diz que ele não sabia de nada no estado de sono profundo. Agora ele vê objetos e sabe que ele existe, mas no sono profundo não haviam objetos e nem espectador. E ainda a mesma pessoa que está falando agora existia no sono profundo também. Qual é a diferença entre os dois estados? Há objetos e o jogo dos sentidos agora, enquanto em sono profundo não haviam. Uma nova entidade, o ego, surgiu. Ele atua através do sentidos, vê objetos, confunde-se com o corpo e pretende ser o Ser. Na realidade, o que estava no sono profundo continua a estar agora também. O Ser é imutável. É o ego que entrou no meio. Aquele que nasce e se põe é o ego. Aquilo que permanece imutável é o Ser.

B: Estado desperto, sonho e sono são meras fases da mente, e não do Ser. O Ser é a testemunha desses três estados. Sua verdadeira natureza existe no sono.
D: Mas somos aconselhados a não adormecer durante a meditação.
B: É contra o estupor que você deve se precaver. Esse sono que se alterna com o estado desperto não é o sono verdadeiro. Esse estado desperto que se alterna com o sono não é o verdadeiro estado desperto. Você está acordado agora? Não. O que você tem que fazer é despertar para o seu verdadeiro estado. Você não deve cair no falso sono e nem permanecer falsamente desperto.
B: Embora presente mesmo no sono, o Ser não é ali percebido. Ele não pode ser conhecido no sono imediatamente. Ele deve primeiro ser realizado no estado de vigília, pois Ele é nossa verdadeira natureza subjacente a todos os três estados. Esforço deve ser feito no estado desperto e o Ser realizado aqui e agora. Ele será, então, entendido como sendo o Ser contínuo ininterrompido pela alteração da vigília, sonho e sono profundo.

Nenhum comentário: