quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ramakrishna - Março de 1885


Pergunta: Narendra diz que Deus é infinito; não podemos sequer dizer que as coisas ou as pessoas que percebemos são partes de Deus. Como pode o Infinito ter partes? Não pode.
Ramakrishna: Mesmo sendo Deus grande e infinito, sua essência pode manifestar-se e o faz através do homem, por Sua mera vontade. A Encarnação de Deus, como homem, não pode ser explicada por analogia. Deve-se sentir por si mesmo e dar-se conta por percepção direta. Uma analogia pode nos dar apenas um pequeno vislumbre. É certo que quando tocamos os chifres, as patas ou a cauda de uma vaca, tocamos a própria vaca, mas para nós a coisa essencial de uma vaca é o seu leite, que corre a partir do seu úbere. A Encarnação Divina é o úbere. Deus se encarna como homem de tempos em tempos para ensinar às pessoas devoção e amor divino.
Quem pode compreender tudo sobre Deus? Não é dado ao homem conhecer nenhum aspecto de Deus, grande ou pequeno. E que necessidade há em saber tudo sobre Deus? É suficiente se só o alcançarmos. E vemos Deus propriamente, apenas quando vemos Sua Encarnação. Suponha que uma pessoa vá ao Ganges e toque suas águas. Ela dirá: 'Sim, eu vi e toquei o Ganges.' Para dizer isso não é necessário que ela toque o rio em toda sua extensão, de Hardwar até Gangaságar.
Pergunta: Narendra disse:"É possível, eventualmente, conhecer tudo de Deus? Ele é infinito".
Ramakrishna: Se eu tocasse seus pés, seguramente seria o mesmo que tocar em você. Se uma pessoa vai ao oceano e toca, mesmo que num ponto da água, não há dúvida de que ela tocou o mesmo oceano. O fogo como elemento, existe em todas as coisas, mas está manifestado num maior grau na madeira.
Pergunta: Estou procurando o fogo. Claro que quero ir a um lugar onde possa consegui-lo.
Ramakrishna: Sim, o elemento fogo está presente na madeira mais do que em qualquer outro objeto. Se você estiver procurando por Deus, então busque-o no homem, Ele se manifesta mais no homem do que em qualquer outra coisa. Se você ver um homem de amor extático, embriagado por Prema, louco por Deus, intoxicado com o Seu amor, então pode estar certo de que Deus se tornou encarnado neste homem.
Não há dúvida de que Deus existe em todas as coisas mas as manifestações de Seu poder são diferentes nos diferentes seres. A maior manifestação de Seu poder é por meio de uma encarnação. Além disso, em algumas encarnações há uma manifestação Plena do Poder de Deus. É Shakti, o poder de Deus, que nasce como uma encarnação.
Pergunta: Narendra diz que Deus está além do nosso pensamento e discurso.
Ramakrishna: Isso não está completamente certo. Ele é certamente impossível de ser conhecido por esta mente comum, mas pode sim, ser conhecido pela mente pura. A mente e o intelecto tornam-se puros quando são libertados de seu apego a "mulher e ouro". A mente pura e o intelecto puro são a mesma coisa. Deus é conhecido pela mente pura. Será que os sábios e profetas do passado não viram Deus? Eles alcançaram a consciência que permeia tudo, através da sua consciência interior.

Nenhum comentário: