terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bhagavan Sri Ramana Maharshi - 7 de janeiro de 1935

Devoto: É necessário um mestre para a realização?
Maharshi: A realização é o resultado da graça do mestre, mais do que os ensinamentos, que os discursos, que a meditação, etc. Essas são apenas ajudas secundárias, enquanto que a graça do mestre é a causa principal e essencial.
D.: Quais são os obstáculos que impedem a realização do ‘Ser’ (Self)?
M.: São os hábitos da mente (Vasanas).
D.: Como vencer os hábitos mentais (Vasanas)?
M.: Realizando o ‘Ser’.
D.: Isso é um círculo vicioso.
M.: É o ego que levanta tais dificuldades, criando obstáculos e depois sofre a perplexidade dos aparentes paradoxos. Encontre quem faz as perguntas e o ‘Ser’ será encontrado.
D.: Quais são os auxílios para a realização?
M.: Os ensinamentos das Escrituras e das almas realizadas.
D.: Podem esses ensinamentos ser debates, discussões e meditações?
M.: Sim, todos esses são apenas auxílios secundários, o essencial é a graça do Mestre.
D.: Quanto tempo leva para se obter isso?
M.: Por que você deseja saber?
D.: Para me dar esperança.
M.: Mesmo tal desejo é um obstáculo. O ‘Ser’ está sempre aqui, não há nada sem ele. Seja o ‘Ser’, e os anseios e as dúvidas desaparecerão. Esse ‘Ser’ é o presenciador nos estados de sono profundo, do sono com sonhos e do estado de vigília. Esses estados pertencem ao ego. O ‘Ser' transcende até mesmo o ego. Você não existia no sono profundo? Naquele estado você sabia que estava dormindo ou que não estava ciente do mundo? É apenas no estado desperto que você descreve a experiência do sono profundo como inconsciência, portanto, a consciência quando você está dormindo é a mesma que quando você está acordado. Se você conhece o que é essa consciência desperta, conhecerá a consciência que presencia os três estados. Essa consciência pode ser encontrada buscando a consciência como ela era no sono profundo.
D.: Nesse caso, eu adormeço.
M.: Não há mal nisso!
D.: É um vazio.
M.: Para quem é o vazio? Descubra. Você não pode negar a si mesmo nunca. O ‘Ser’ está sempre ali e continua em todos os estados.
D.: Devo permanecer como se estivesse no sono profundo e ser vigilante ao mesmo tempo?
M.: Sim. A vigilância é o estado desperto. Portanto, o estado não será de sono, mas de sono sem sono. Se você seguir os passos de seus pensamentos, será extraviado por eles e se encontrará num labirinto sem fim.
D.: Então, devo retornar traçando a origem dos pensamentos.
M.: Exatamente, dessa maneira os pensamentos vão desaparecer e só o ‘Ser’ permanecerá. Na verdade, para o ‘Ser’ não existe nem dentro e nem fora. São projeções do ego também. O ‘Ser’ é puro e absoluto.
D.: Isso se entende apenas intelectualmente. O intelecto não é uma ajuda para a realização?
M.: Sim, até uma determinada fase. Porém, ainda assim, compreenda que o ‘Ser’ transcende o intelecto; o intelecto deve desaparecer para se obter o ‘Ser’.
D.: A minha realização ajuda aos outros?
M.: Sim, certamente. É a melhor ajuda possível. Mas não existe ninguém para ajudar. Pois um ser realizado vê o ‘Ser’ da mesma forma que um ourives aprecia o ouro em diferentes jóias. Apenas enquanto você se identifica com o corpo, as formas e as figuras estão aqui. Porém, quando você transcende seu corpo, os outros desaparecem juntamente com sua consciência do corpo.
D.: Isso também acontece com as plantas, árvores, etc.?
M.: Podem eles existir separados do ‘Ser’? Descubra. Você acha que os vê. O pensamento é projetado a partir do seu ‘Ser’. Descubra de onde eles surgem. Os pensamentos deixarão de surgir e apenas o ‘Ser’ sobrará.
D.: Eu entendo teoricamente. Mas os objetos ainda estão aqui.
M.: Sim. É como um filme no cinema. Há a luz na tela e as sombras que passam rapidamente impressionam a audiência, na forma de uma atuação de alguma peça. Similarmente, será também assim se na mesma representação o público também for mostrado. Aquele que vê e aquilo que é visto estarão então apenas na tela. Aplique isso a você mesmo. Você é a tela, o ‘Ser’ criou o ego, o ego acrescenta os pensamentos que se mostram como o mundo, as árvores, as plantas, etc., sobre os quais você está perguntando. Na realidade, tudo isso não é nada além do ‘Ser’. Se você ver o ‘Ser’, perceberá que ele é tudo em toda a parte e sempre. Nada além do ‘Ser’ existe.
D.: Sim, mas compreendo apenas teoricamente. No entanto, as respostas são simples, bonitas e convincentes.
M.: Mesmo o pensamento, “eu não entendo" é um obstáculo. Na verdade, apenas o ‘Ser’, É.

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